Se você tem curiosidade de saber como vender no Facebook, você está no lugar certo. Lendo este artigo você poderá conhecer como funciona e ainda terá acesso a mais dicas relacionadas a este tema.

Marketplace Facebook

Assim como em outros sites, o Facebook possui o seu próprio Marketplace.

Marketplace? Mas o que é isso?

O Marketplace é uma forma fácil e conveniente de comprar e vender itens na sua região. É possível ver os classificados ou buscar itens perto de você para encontrar artigos relevantes à venda.

Facebook

O marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Essa plataforma funciona de forma que o usuário entre em determinado site e compre em mais de uma loja, pagando todos os itens juntos.

Wikipédia

Bora conhecer o Facebook Marketplace?

Assim como nada é perfeito, o Marketplace do Facebook possui suas qualidades (Prós) e suas limitações (contras).

Prós:

Muitas pessoas usam. “Uma pesquisa da Statista mostra que a Índia é o país com o maior número de usuários dentro do Facebook, com cerca de 300 milhões de pessoas. Os Estados Unidos ficam em segundo, com 210 milhões, seguido pelo Brasil e seus 130 milhões de usuários” (Techmundo, 2019).

É simples de administrar. “Para o anunciante, basta tirar fotos, criar uma descrição e estabelecer valores, anunciando na rede. Os consumidores podem entrar em contato a partir do anúncio e toda a negociação é feita por meio do Messenger”(COSTA, Rockcontent, 2018).

Além disso no próprio site do Facebook, na área de explicação sobre o marketplace, eles dão orientações para como realizar suas vendas atraindo compradores em potencial.

Print da página do Facebook for Business

Contras:

Não há um sistema de pagamento próprio. “O problema é que o Marketplace do Facebook não oferece opções de mediação do pagamento, sendo que toda essa negociação é feita entre os usuários“(COSTA, Rockcontent, 2018). Neste caso, é necessário vincular outros aplicativos que tem essa função, de sistema de pagamento, ao facebook ou utilizar de outras estratégias de pagamento como combinar de pagar por transferência bancaria, entre outras.

As imagens dos anúncios precisam ser mais amadoras, imagens muito caprichadas com o uso de editores de imagem como o Photoshop não geram bons resultados de vendas no Facebook. É interessante usar fotos mais simples e que mostram o produto de mais ângulos diferentes. Uma sugestão que muitos dão sobre este tipo de anúncio é de ter o produto em mãos e você mesmo tirar as suas fotos e isso torna-se um desafio para quem quer revender via dropshipping no Facebook.

Exitem muito mais informações sobre este sistema de Marketeplace do Facebook, caso você tenha interesse vale a pena continuar procurando sobre.

Fonte: Google imagens

Entre em contato com futuros clientes e fãs.

Facebook

Além disso o Facebook possui um recurso chamado Facebook ads, o sistema de anúncios no Facebook.

Fornecemos anúncios do tipo “faça você mesmo” para todos os níveis de experiência.
Você não precisa ser um especialista para começar a anunciar no Facebook. Crie e veicule campanhas usando ferramentas simples e de autoatendimento, e acompanhe seu desempenho com relatórios fáceis de entender. Mais de 2 bilhões de pessoas usam o Facebook todo mês. Por isso, não importa qual tipo de público você deseja alcançar; você o encontrará aqui.

Facebook

No site site FACEBOOK for Business, você pode ter acesso a como funciona passo a passo para ter anúncios que alcancem seus objetivos. Para que tenha mais efeito, é importante buscar aprender como funciona bem o sistema e ter menos dor de cabeça do que tentar por improviso. Dica: estude.
https://www.facebook.com/business#

Mas e quanto custa?

“Você diz ao Facebook quanto quer gastar em publicidade. Então, tentaremos obter o maior número de resultados possível por esse valor. Se quiser gastar US$ 5,00 por semana, você pode. Se quiser gastar US$ 50.000 por semana, também é possível.

Observação: alguns tipos de anúncios avançados exigem um valor mínimo de gasto para funcionarem. Você será notificado sobre isso ao criá-los.” (FACEBOOK FOR BUSINESS,2019)

Você escolhe o quanto vai investir no anúncio:

Quando for criar um anúncio no Facebook ads, vai ser dado a você a opção de escolher o Alcance do seu anúncio, se é para pessoas da sua cidade e região ou para atingir até pessoas ao redor do mundo; o Tempo que o anúncio vai ficar ativo, se será por dias, meses ou mais tempo; entre outras. Todas essas opções irão alterar o preço do anúncio, sendo o mínimo (isso foi o que estava em julho de 2019, podendo ter tido alteração) de 5 reais no Brasil; quanto maior for o Alcance e o tempo de permanência do anúncio no Facebook, maior será o custo.

Mas vale a pena?

Na experiência que foi feita por mim no site do Facebook em julho deste ano, no qual estava anunciando uma página criada na mesma rede social, em 3 dias teve a visita de 90 pessoas, e com o alcance marcado e 5 ou 6 km em torno do meu endereço.

Mas não se pode esquecer que não basta uma foto para que tenha efeito seu anúncio, a descrição nele colocado tem que ser mais atraente para ter maior eficácia, é o mesmo que é recomendado por muitos que trabalham com cursos sobre vendas no Mercado Livre e outros Marketplaces. Assim, aumenta-se a chance começar a vender e de permanecer vendendo.

EXTRA:

O Facebook também possui um sistema com cursos gratuitos sobre anúncios e marketing digital no qual você poderá adquirir novas habilidades que te possibilitaram avançar nos seus negócios, Facebook Blueprint: https://www.facebook.com/business/learn

Concluindo…

Trabalhar com o vendas no Facebook mostra-se eficaz, mas assim com em outros Marketplaces, precisa de um empenho do vendedor em buscar superar os desafios que podem aparecer durante a caminhada.

Agradecemos pela sua leitura.

Por: Lucas de Oliveira Barbosa, equipe Venda Aberta

REFERÊNCIAS:

https://www.facebook.com/marketplace/learn-more

https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/139130-brasil-terceiro-pais-usuarios-facebook.htm

https://rockcontent.com/blog/facebook-marketplace/

https://www.facebook.com/business/ads#

https://pt-br.facebook.com/business/help/201828586525529?id=629338044106215

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketplace

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.