Dando continuidade aos nossos tutorial, hoje veremos o KRITA, mais uma ferramenta para a criação de nossas imagens para os nossos anúncios.

Caso não tenha visto o nosso primeiro artigo sobre o porque desses tutoriais, confira aqui:

Krita é um programa profissional de pintura livre e de código aberto. É feito por artistas que querem ver ferramentas de arte acessíveis para todos.

  • arte conceitual
  • pintores de textura e fosco
  • ilustrações e quadrinhos

Segundo a comunidade do Wikipédia:

O Krita é uma poderosa ferramenta para criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais, animações, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR. 

Podemos usá-lo para criar criar desenhos, ilustrações para colocar no fundo de nosso anúncio entre outras forma de uso, com a criatividade podemos aproveitar bem todas estas ferramentas.

Interface do usuário
Uma interface de usuário intuitiva que fica fora do seu caminho. As janelas de encaixe e os painéis podem ser movidos e personalizados para seu fluxo de trabalho específico. Depois de ter sua configuração, você pode salvá-lo como seu próprio espaço de trabalho. Você também pode criar seus próprios atalhos para ferramentas comumente usadas.

Estabilizadores de escova
Tem uma mão trêmula? Adicione um estabilizador ao pincel para suavizá-lo. Krita inclui 3 maneiras diferentes para suavizar e estabilizar seus traçados de pincel. Existe até uma ferramenta Dynamic Brush dedicada, onde você pode adicionar arrastar e massa.

Paleta Pop-up
Escolha rapidamente sua cor e pincel clicando com o botão direito na tela. Você também pode usar o sistema de marcação do Krita para trocar os pincéis disponíveis que são exibidos. O anel fora do seletor de cores contém as cores utilizadas mais recentemente. Essas configurações podem ser configuradas por meio das preferências.

Mecanismos de escova
Personalize seus pincéis com mais de 9 exclusivos motores de escova. Cada mecanismo tem uma grande quantidade de configurações para personalizar seu pincel. Cada motor de escova é feito para satisfazer uma necessidade específica, como o motor Smudge de cor, o motor Shape, o motor de partículas e até mesmo um motor de filtro. Quando terminar de criar seus pincéis, você poderá salvá-los e organizá-los com o exclusivo sistema de marcação do Krita.
Modo Wrap-around
É fácil criar texturas e padrões sem costura agora. Pressione a tecla 'W' enquanto pinta para alternar o modo de quebra automática. A imagem fará referências de si mesmo ao longo dos eixos xe y. Continue pintando e veja todas as referências atualizadas instantaneamente. Não há mais deslocamento desajeitado para ver como sua imagem se repete.
Resource Manager
Importe pacotes de pincel e textura de outros artistas para expandir seu conjunto de ferramentas. Se você criar alguns pincéis que adora, compartilhe-os com o mundo criando seus próprios pacotes. Confira os pacotes de pincel que estão disponíveis na área de recursos .
Alternativa rápida, flexível e gratuita do Photoshop criada por artistas-Lifehacker  O Krita dá aos artistas iniciantes e ilustradores um conjunto de ferramentas de nível profissional-
Cnet
Auxiliares de Desenho
Use uma ajuda de desenho para ajudá-lo com pontos de fuga e linhas retas. A ferramenta assistente vem com 9 assistentes exclusivos para ajudá-lo a fazer essa forma perfeita. Essas ferramentas vão desde o desenho de elipses até a criação da perspectiva curvilínea com a ferramenta Fisheye Point. Use vários assistentes ao mesmo tempo ao desenhar.  Ferramentas de Espelhamento
Faça espelhamento vertical e horizontal rápido com as ferramentas na barra de ferramentas. Se você precisar de uma ferramenta de espelhamento mais avançada, confira a ferramenta Multibrush. Isso permite girar o espelhamento, além de adicionar mais eixos para um efeito caleidoscópio. Além das ferramentas de espelho, há também uma opção de tela espelhada rápida que permite girar a tela e verificar se há problemas.

Gerenciamento de Camadas
Além da pintura, o Krita vem com camadas de vetor, filtro, grupo e arquivo. Combine, ordene e alise as camadas para ajudar a manter sua arte organizada. Existem também três visões diferentes sobre como ver as camadas.  Seleções
Realce uma parte do seu desenho para trabalhar. Existem recursos adicionais que permitem adicionar e remover da seleção. Você pode modificar ainda mais a sua seleção, alterando e invertendo-a. Pinte uma seleção com a Global Selection Mask.
Máscaras
de camadas Trabalhe de forma não destrutiva em camadas com máscaras. Você pode adicionar uma máscara de camada para transparência, filtros ou transformações. Você pode até adicionar várias máscaras para cada camada.  Gestão de Cor Completa O
Krita suporta a gestão de todas as cores através de LCMS para ICC e OpenColor IO para EXR, permitindo-lhe incorporar o Krita no seu canal de gestão de cores existente. Ou deixe ser o começo de um: o Krita vem com uma ampla variedade de perfis de espaço de trabalho icc para cada necessidade, com um navegador de espaço de cores para visualizá-los e explorá-los.
O OpenGL Enhanced
Krita aproveita as vantagens do OpenGL em algumas de suas operações. Com o OpenGL ativado, você verá uma maior rotação de tela e velocidade de zoom. A tela também ficará melhor quando for reduzida.  Suporte para PSD
Abra arquivos PSD que nem mesmo o Photoshop pode abrir. Carregue e salve no PSD quando precisar levar seu trabalho artístico para diferentes programas.

Vamos ao tutorial?

Tutorial copilado do canal Desenhando com Mack.

Baixe-o aqui.

NOTA: Não sei por qual motivo não tem o 19.

Tutorial copilado do canal Liz de Souza.

Baixe-o aqui.

Menina para proteger o sono - ComamitsuZaki
Menina para proteger o sono – ComamitsuZaki
Ovelha Dragão Fantasia - David Revoy
Ovelha Dragão Fantasia – David Revoy
Guindastes - Namito
Guindastes – Namito
Les Miserables - Tago
Les Miserables – Tago

Se você tem alguma dúvida ou se sabe algo sobre este tema que possa compartilhar, comente esse artigo ou entre em contato conosco

Por: Lucas de Oliveira Barbosa, membro da equipe Venda Aberta. Editor de vídeo do canal no Youtube e do SAC.