Como informamos, nós publicaremos tutoriais sobre como usar Editores de imagem para criar imagens para os seus anúncios.

Caso não tenha lido o artigo anterior clique aqui:

Com o objetivo de ensinar como usar estes editores de forma que não somente você aprenda a criar uma imagem para um anúncio, mas que este aprendizado lhe possibilite usar deste novos conhecimentos para criar outras coisas como uma capa para o seu canal do Youtube ou tantas outras. Então vamos lá.

O editor de imagens de código aberto e aberto

Este é o site oficial do GNU Image Manipulation Program (GIMP).

O GIMP é um editor de imagens multiplataforma disponível para GNU / Linux, OS X, Windows e mais sistemas operacionais. É um software livre , você pode alterar seu código-fonte e distribuir suas alterações.

Seja você um designer gráfico, fotógrafo, ilustrador ou cientista, o GIMP oferece a você ferramentas sofisticadas para realizar seu trabalho. Você pode aumentar ainda mais sua produtividade com o GIMP graças a muitas opções de personalização e plugins de terceiros.

O que é o GIMP?

O TechTudo nos responde isso:

é um programa de edição e criação de imagens para WindowsMac e Linux. Ele é uma boa alternativa gratuita ao Photoshop e conta com uma série de ferramentas e recursos, como pincéis e efeitos para fotografias.

O editor ganhou interface única, permitindo ao usuário abrir várias janelas distintas. Há também um painel que organiza as camadas e mantém os grupos de ferramentas na mesma plataforma. Assim como o editor da Adobe, o GIMP facilita as transformações no tamanho da imagem, em largura e altura. Além disso, é possível converter arquivos para PDF.

O programa suporta vários formatos de arquivos, como JPEG, GIF, PNG, TIFF e até especiais com multiresolução. Você ainda pode estender a compatibilidade por meio de plugins e abrir extensões raras como nenhum outro. O software tem suporte para instalação de mais de 100 tipos de plugins.

Interface do Gimp 2.10

Interface

O GIMP apresenta em sua interface três janelas individuais. Uma delas, a de pincéis, é onde você pode visualizar e definir a ferramenta escolhida para a edição de imagem.

Já na “Camadas”, o usuário pode trabalhar, mudar e editar as layers do arquivo no qual está trabalhando. E, por fim, a opção “Canal” permite visualizar as variações de cores da foto editada e realizar alterações.

Retocando imagens

O editor de imagens é ideal para técnicas avançadas de retoques. Livre-se de detalhes inúteis nas suas fotos com a ferramenta de clone (“Clone tool”) ou retoque, com a de reparar (“Healing Tool”). A ferramenta “Brushes” é um dos exemplos da suíte completa da barra de criação.

Se você quiser apenas consertar a distorção da imagem causada pela perspectiva, basta usar a opção “Corrective Mode”. Já com o Channel mixer, é possível alterar as cores das suas imagens e conseguir efeitos.

Uma função muito interessante do programa é a possibilidade de criar ou editar animações. Para isso, basta carregar o arquivo e trabalhar com as camadas separadamente. Você pode escolher o movimento de cada uma delas. Na hora de salvar, as camadas são preservadas e salvas em um formato conveniente.

GIMP permite que você customize a visualização e o comportamento do programa da maneira que preferir. Comece com a widgets de tema e mude a cor, por exemplo. A interface é dividida em estações (docks) e permite que você abra tudo em abas ou disponha os arquivos em pequenas janelas abertas. Pressione a tecla TAB do seu teclado e alterne a visualização dos arquivos abertos.

Versão Portable

A versão portátil para download permite que o usuário tenha acesso para baixar GIMP quando precisar. Basta levá-la em seu pendrive, HD externo e outros dispositivos móveis do gênero.

Para começar a usar o programa dê dois cliques com o mouse no arquivo GIMPPortable.exe no dispositivo portátil no qual o salvou. Depois, é só usar essa versão do software da mesma maneira na qual você usa o instalado no seu computador.

Quando acabar de trabalhar, não se esqueça de finalizar o aplicativo e, então, parar o funcionamento do seu dispositivo móvel antes de retirá-lo, para evitar perdas de dados

A opção portátil da aplicação está disponível apenas para Windows, mas a versão desktop roda tanto no sistema operacional da Microsoft, quanto em Mac OS e Linux. Você também pode usar o GIMP online.

Baixe o GIMP em português aqui.

Manipulação de fotos de alta qualidade
O GIMP fornece as ferramentas necessárias para manipulação de imagem de alta qualidade. De retoques a restaurações criativas, o único limite é a sua imaginação.
Criação de obras de arte originais
O GIMP dá aos artistas o poder e a flexibilidade para transformar imagens em criações verdadeiramente únicas.
Elementos de design gráfico
O GIMP é usado para produzir ícones, elementos de design gráfico e arte para componentes e maquetes da interface do usuário.
Extensibilidade e flexibilidade
O GIMP fornece extensibilidade através da integração com muitas linguagens de programação, incluindo Scheme, Python, Perl e muito mais.  O resultado é um alto nível de personalização, conforme demonstrado pelo grande número de scripts e plug-ins criados pela comunidade.

Vamos para o tutorial?

Este tutorial em vídeo ainda está sendo produzido, e este último saiu há 3 dias. Assim que forem disponibilizados novos vídeos eles serão colocados neste artigo aqui. Mas se você quiser ter acesso mais rápido, inscreva-se no canal Équilibré Cursos, de onde ele foi copilado.

Neste canal, você encontra outros tutoriais sobre o GIMP.

Baixe-o em seu computador e experimente. Clique aqui.

É gratuito.

Se você tem alguma dúvida ou se sabe algo sobre este tema que possa compartilhar, comente esse artigo ou entre em contato conosco

Por: Lucas de Oliveira Barbosa, membro da equipe Venda Aberta. Editor de vídeo do canal no Youtube e do SAC.

Referências:

TECHTUDO. GIMP. publicado em
05 de Maio de 2016. Disponível em:
https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/gimp.html, Acesso em: 02 de Maio de 2019.

Équilibré Cursos. GIMP 2.10.10. Publicado pelo canal Équilibré Cursos. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCJ1ZWH8OQdBKbxWD-6DqEBg. Acesso em: 02 de Maio de 2019.