Idéia de negócio: Discovery Marketing

Todos os dias pessoas entram em contato comigo me dizendo que querem revender os produtos do Venda Aberta. Porém, a maioria me diz que vai vender no Mercado Livre.

Eu entendo perfeitamente. Eu sei que é muito mais fácil começar a vender no Mercado Livre do que no seu próprio site. Eu mesmo já discuti esse assunto em outro post no Venda Aberta, quando falei sobre as Como divulgar e vender os seus produtos.

Mas e depois? Quem está tentando dar o próximo passo e criar um criar um loja online que não seja dependente do Mercado Livre?

Afinal, existe vida fora do do Mercado Livre?

Pra te ajudar a ter uma loja virtual sustentável, que não esteja completamente dependente do Mercado Livre, eu vou publicar periodicamente algumas sugestões de negócios que você pode construir usando dropshipping ou trabalhando como afiliado e revendendo os produtos do Venda Aberta de uma forma nova e criativa.

A idéia de negócio de hoje é: Discovery Marketing.

O que é Discovery Marketing?

O quê? Mais um termo em inglês? Afinal de contas, o que é isso?

Discovery Marketing não é exatamente uma idéia de negócio, é quase um modelo de negócio.

Você escolhe um público bem específico. Definir o público-alvo é sempre essencial e você pode ver como fazer isso no artigo sobre Como definir nicho e principais produtos.

Você define uma cesta de produtos para enviar para esse público periodicamente (uma vez por mês, por exemplo) e vai variando os produtos componentes dessa cesta.

A diferença é a seguinte: não é o seu cliente que escolhe qual produto específico vai receber a cada período. É você que escolhe, com muito cuidado, produtos novos e interessantes e faz uma linda surpresa para o cliente.

A cada mês, o seu cliente recebe uma nova cesta de produtos para conhecer, para experimentar, de marcas variadas, de origens diferentes e vai ampliando o seu conhecimento sobre os produtos e diversificando a experiência que ele tem com esse tipo de produto.

Quais são os atrativos desse tipo de negócio para o cliente?

  • A expectativa e a surpresa de não saber qual produto exato vai receber
  • A experiência única de conhecer diferentes variações de um tipo de produto que o cliente ama
  • Acesso a variações que o cliente não conseguiria encontrar com facilidade na sua própria cidade e talvez nem mesmo na internet
  • Preço diferenciado, pois se trata de um tipo de clube de assinantes que pagam periodicamente (uma mensalidade, por exemplo)

Quais são os atrativos desse tipo de negócio para o empreendedor?

  • Receita recorrente.
    • Os clientes pagam periodicamente (mensalidade, por exemplo). Então, você já sabe quanto vai ter de renda em cada período.
  • Custo dos produtos é reduzido por causa da quantidade.
    • Como já sabe quantos clientes tem uma assinatura do seu serviço, você consegue planejar com antecedência a quantidade de produtos que precisará comprar.

Quais são os desafios para o empreendedor?

  • Definir um público-alvo que tenha paixão por um determinado nicho e queira sempre (ou por um longo período) comprar novos produtos desse nicho.
    • Amantes de vinhos
    • Amantes de livros
    • Pais de crianças pequenas
    • Apaixonados por cachorros
    • Colecionadores de miniaturas de veículos
    • Colecionadores de imãs de geladeira
    • Etc…
  • Definir um tipo de produto que tenha um público apaixonado e que tenha muitas variações, de forma a permitir que você sempre envie alguma novidade, mês após mês, sem ser repetitivo e sempre surpreendendo e encantando o seu cliente.
  • Vinhos
    • O cliente recebe a cada mês uma nova garrafa de vinho, de um marca diferente
    • Com características diferentes do recebido no mês anterior
    • Tipo diferente: suave, tinto, seco, branco
    • Origem diferente: chileno, argentino, brasileiro, francês
  • Livros
    • A cada mês um livro novo
    • O cliente poderia definir os gêneros que lhe interessam ou o seu clube poderia ser de um gênero literário especifico (quadrinhos, ficção científica…)
  • Brinquedos para crianças
    • Brinquedos originais, inspirados em vários países e culturas diferentes
    • Permitir que o cliente defina a faixa etária da criança
  • Produtos para cães ou gatos
    • Brinquedos, roupinhas, acessórios, enfeites
    • O cliente informaria a raça e tamanho do animal

Como usar o dropshipping para viabilizar esse tipo de negócio?

Você precisa ter vários fornecedores para te permitirem acesso a uma grande variedade de produtos da categoria desejada. Assim, você tem como ir variando os produtos a cada mês para encantar os seus clientes.

Nesse caso, como você já vai saber antecipadamente a quantidade de produtos que precisarão ser enviados, dá pra você juntar o melhor do dropshipping com o melhor de ter um estoque próprio. Ou seja, não precisa comprar o estoque antecipadamente, mas consegue comprar os produtos com preços mais baixos porque vai comprar em grande quantidade.

Se você tiver 100 clientes, poderá fazer um pedido de 100 produtos (ou cestas de produtos) ao seu fornecedor e passar para ele a lista de endereços para enviar os produtos.

Provavelmente, você vai precisar pedir um pedido especial ao fornecedor para usar algum tipo de embalagem específico, talvez com a sua marca, se isso for possível.

Que mais você pode acrescentar a esse tipo de negócio?

Loja virtual para assinantes e não-assinantes

Você também pode ter um ecommerce exclusivo para vender os produtos da forma tradicional. Assim, quando o cliente gostar muito de um produto específico, ele pode entrar no seu site e comprar mais daquele produto.

Nessa loja, você pode ter preços comuns para as pessoas que não são assinantes do seu site e ter preços especiais com desconto para os assinantes.

Pode dar a possibilidade de envio imediato dos produtos ou de deixar pra enviar junto com o pacote mensal, sem cobrar frete extra, pois não teria despesas extras de envio. No caso de envio junto com o pacote mensal, o fornecedor dos produtos precisaria ser o mesmo ou você precisaria ter o estoque com você para enviar tudo junto.

Material de apoio e produtos adicionais

Você pode acrescentar dicas exclusivas, materiais destacando os produtos do mês, vídeos mostrando a origem dos produtos, como usá-los, receitas (quando for o caso) e muito mais.

Você pode vender produtos adicionais: livros, cursos, viagens para as regiões produtoras, dependendo do tipo de produto.

Você pode, inclusive, aumentar o seu faturamento apresentando produtos e serviços complementares fornecidos por outras empresas e ganhando comissão sobre as vendas.

O Venda Aberta pode ser um dos meus fornecedores?

Claro que pode. Você pode usar os nossos serviços para dois objetivos diferentes, nesse caso:

Em alguns dos meses, você pode enviar para os seus clientes alguns produtos do Venda Aberta.

Ou você pode colocar alguns dos nossos produtos como produtos adicionais na sua loja, para dropshipping ou para venda como afiliado.

Por exemplo, seu o seu público-alvo for “donos de cães e gatos”, nós temos muitos produtos específicos que podem ser usados. Mesmo que você envie para os seus clientes produtos específicos que sejam fabricados por você, dá pra colocar os nossos produtos como complementos no seu site pra vender pra esses clientes.

Para saber mais

Como divulgar e vender os seus produtos
Como definir nicho e principais produtos
Escolher fornecedores
Por que é essencial ter um site próprio?

Concluindo…

Sempre tem um jeito novo e criativo de começar um novo negócio. Você sempre consegue um jeito diferente até mesmo pra vender produtos tradicionais.

O discovery marketing te oferece um recurso pra diversificar os seus produtos e encantar os seus clientes.

Assim, você tem mais uma forma de sair do lugar comum e da guerra de preços e passar pra uma nova categoria, a das empresas que têm clientes fiéis e apaixonados.

E aí? O que você achou dessa dica?

Estou esperando os seus comentários.

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