Nosso objetivo com este artigo é explicar e ensinar a como anunciar por meio do serviço de afiliado do site.

Será dividido em 3 partes:

  • Google Adwords;
  • 5 DICAS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE ADWORDS COM AFILIADOS;
  • CRIANDO O PRIMEIRO ANUNCIO NO GOOGLE ADWORDS.

Caso você não saiba o que é o nosso serviço de Afiliados, clique aqui.

Uma das ferramentas, se não dizer A ferramenta para anuncio na internet, é o Google Adwords. Mas afinal de contas, o que é ele?

Imagem da logo marca do Google Ads.

Segundo TESSMANN (2015):

O Google Adwords (atualmente renomeada como GOOGLE ADS) é uma plataforma que lhe permite criar anúncios online e divulgá-los em diversas áreas da web. Quando você inicia o processo de criação de anúncios na plataforma, você tem a opção de escolher a palavra-chave que deseja trabalhar e ainda o meio em que seu anúncio será veiculado. Por exemplo, você poderá escolher aparecer apenas em buscas do Google ou aparecer em blogs relacionados ao termo escolhido. Esta é apenas uma demonstração das funcionalidades do Adwords.

Print da página do Google Ads (antigo Google adwords).
Está escrito: 
Como funciona:
Por que o Google ads?
Atraia mais clientes.
Se você deseja atrair novos visitantes para o seu website, aumentar suas vendas on-line, receber mais ligações ou fazer com que seus clientes retornem, o Google Ads pode ajudar.
Anuncie local ou globalmente.
Segmente seus anúncios para clientes em determinados países, cidades, bairros ou a apenas algumas quadras de sua empresa ou loja.
Alcance as pessoas certas no momento certo.
Faça com que sua empresa seja encontrada no Google quando potenciais clientes estiverem pesquisando sobre o que você oferece.
Estamos aqui para ajudar sempre que você precisar.
Com o Google Ads, você pode gerenciar sua campanha sozinho ou ligar para receber nosso suporte gratuito por telefone em 0800 727 8948*
Print da página do Google Ads (antigo Google adwords).

Ele acrescenta:

O interessante dessa ferramenta é que é você quem escolherá o quanto deseja investir naquele momento, não há um preço fixo e nem um tempo obrigatório de permanência do anúncio, o controle é todo seu e com isso você poderá pausar a campanha, suspender, continuar anunciando quando e da forma que quiser.

Em outro artigo, ele (TESSMANN, 2015) coloca:

O Adwords é um sistema muito poderoso, bastante eficiente quando o assunto é anunciar na internet, não conheço, hoje, um programa de tanta qualidade quanto esse. Posso lhe dar a certeza, que se bem aplicado, todo o investimento feito retornará rapidamente. Vou deixar bem claro, quais para mim, são as principais vantagens ao ter o Google Adwords como uma ferramenta de publicidade em seus negócios:

  • Alto poder de Visualização: Como a cada dia milhões de usuários usam o Google como fonte de pesquisa o alcance que você terá anunciando na plataforma é imensurável, podendo crescer sem limites.
  • Bom Custo-benefício: Você tem total escolha no tipo de investimento que irá realizar, portanto acaba ficando mais fácil você gerenciar seus orçamentos.
  • Ferramentas autoexplicativas: As ferramentas que a plataforma oferece para lhe ajudar, foram pensadas para serem utilizadas por profissionais ou iniciantes, é por esse motivo que toda a plataforma é simplificada no modo de comando.
  • Palavras-chaves relacionadas ao seu nicho: Entendendo o que seu público procura e as palavras que estão relacionadas com o tipo de produto ou serviço que você oferece, fica fácil criar anúncios otimizados que irão gerar muito mais interesse em seus potenciais consumidores.
  • Segmentação por Interesse: Você irá atrair para seu anúncio, apenas usuários que estão interessados no que você está oferecendo, sendo assim, converter fica muito mais simples.

A própria Google Adwords, em seu canal no youtube explica o que ela é, assista ao vídeo abaixo:

Imagem de fundo com uma representação de vários desenhos referentes a palavra anunciar
E o seguinte texto em cima da imagem de fundo escrito assim:
5 DICAS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE ADWORDS COM AFILIADOS

5 DICAS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE ADWORDS COM AFILIADOS:

Em seu artigo, TESSMANN (2015), apresenta 5 dicas sobre o anúncio como afiliado no Google Adwords:

  • Conteúdo Original: Quando um infoproduto é lançado quem o produziu sempre gera um conteúdo bastante interessante para fazer a divulgação do produto. Muitos afiliados usam esse mesmo conteúdo para divulgar para a sua lista de email ou em seus anúncios, isso é uma atitude que deve ser evitado quando fala-se em Adwords. Da mesma forma que os buscadores do Google são rigorosos com conteúdo duplicado, a ferramenta do Adwords também é. Como o intuito do Google é sempre gerar uma boa experiência para o usuário, entregando a ele conteúdo informativo e diferenciado, você precisa criar o seu próprio conteúdo relacionado ao infoproduto que você pretende divulgar. Tome como base as informações passadas pelo infoprodutor, mas crie uma versão própria para evitar que seu anúncio seja barrado.
  • Página de Captura Diferenciada: Aproveitando o gancho do assunto acima, você precisará de um local para colocar todo o conteúdo criado por você, esse local será a página de captura. Ela será a porta de entrada para que a ação de venda inicie, será através dela que você conseguirá capturar um lead ou trabalhar com um remarketing posteriormente, caso a venda não ocorra imediatamente. A página de captura deve ser tão original quanto o conteúdo, isso porque se ela estiver igual ao do infoprodutor, o Google Adwords, por meio dos robots do Google que “lêem” a página, poderá julgar o conteúdo duplicado, existindo a possibilidade de que seu anúncio seja reprovado.
Imagem com uma pessoa mexendo em seu laptop. Em seu laptop está aberta a página da google em uma pesquisa, e nesta pagina está aparecendo alguns anúncios da Google Ads de sites relacionados ao tema pesquisado.

Para aprender passo a passo como obter um link personalizado de afiliado para revender os produtos de nosso site, clique aqui.

  • Links de endereço próprio: Você precisará ter a posse de uma url, isso porque, essa é uma das exigências dos termos de serviços do Google Adwords. Vejo muitas pessoas criando anúncio e utilizando o endereço do site do infoprodutor ou o link de afiliados gerado pela plataforma que hospeda o produto, isso não pode acontecer, pois você acabará tendo a reprovação de seus anúncios. Isso acontece porque só quem pode anunciar um site é o seu dono. A minha dica é que você crie sua página de captura contendo o seu teor exclusivo para que assim você possa colocar esse link no botão de call to action* e enfim prosseguir a ação.

Aqui, abrimos um parênteses para explicar o que é CTA*:

*Segundo ROSA (2016), em “CTA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CALL TO ACTION”:

CTA é um acrônimo para call to action, o que significa a “chamada à uma ação“. Ou seja, são links ou funções de uma página que levam os usuários a realizar ações. Os tipos de CTAs variam de página para página e podem ser links de navegação, links para compras, links para formulários de inscrição, e podem ser classificados da seguinte maneira:

Primários: É aquele que apela para a funcionalidade da página. Por exemplo, vamos supor que desejamos comprar uma geladeira X em um site de e-commerce. A página referente à geladeira que escolhermos tem a funcionalidade de vendê-la. Um claro exemplo de CTA primário nessa página é o botão de comprar/adicionar ao carrinho.

Secundários: Ainda utilizando o exemplo da geladeira, uma boa opção de CTA secundário é oferecer produtos relacionados em um ponto estratégico da página. A foco principal da página da geladeira é vendê-la, entretanto, ela também poderá vender os produtos complementares – o foco secundário.

Imagem com algumas representações de CTAs (call to action). As CTAs que aparecem são:
"Download now"; "shop now"; "register now"; "contact now"; "upload" e "search now".

Retomando, TESSMENN (2015) continua:

  • Anúncio único: Um grande fator de reprovação no Google são anúncios duplicados. Eles podem ser julgados duplicados quando possuem o mesmo design de página de captura, quando possuem o mesmo conteúdo de divulgação ou o mesmo link de saída, portanto, ao criar um anúncio novo, certifique-se de que não tenha nenhuma campanha ativa com o mesmo link.
  • Título do Anúncio Atraente: O primeiro contato do seu produto com o público é o título do anúncio, é por meio dele que surge o primeiro interesse e desejo de consumo, por isso, eu sempre faço questão de pontuar esse assunto, pois julgo de extrema importância conseguir elaborar um título atrativo e engajado para conseguir gerar mais conversões. Tenha sempre em mente que usar as palavras certas e no local apropriado é o diferencial que seu anúncio terá em relação aos seus concorrentes.

Caso deseje entrar no site do Google Adwords, clique aqui.

Resumindo:

  1. Crie um Conteúdo Original.
  2. Tenha uma Página de Captura Diferenciada.
  3. Tenha, também, Links de endereço próprio.
  4. Possua um Anúncio único.
  5. E crie umTítulo do Anúncio Atraente para o seu anúncio.

Abaixo, ensinaremos como criar o primeiro anúncio nessa plataforma da Google.

Imagem de fundo da logo marca do Google Ads. Com o seguinte texto na frente:
"Criando o primeiro anuncio no Google Adwords".

CRIANDO O PRIMEIRO ANUNCIO NO GOOGLE ADWORDS:

Antes de criar o seu primeiro anúncio, para conhecer melhor o Google Adwords, é importante conhecer algumas siglas importantes para melhor trabalhar com nessa mesma plataforma, que podem ser uma vantagem importante para a otimização do entendimento e, por consequência, do seu tempo. (TESSMANN, 2015):

  • CTR: CTR é o conhecido taxa de clique, indica quantas vezes o seu anúncio foi clicado.
  • CPM: Custo por mil, é uma das três formas de cobrança que o Adwords disponibiliza para as suas campanhas.
  • CPC: Custo por clique, ao escolher essa modalidade de pagamento, você só pagará quando seu anúncio for clicado.
  • CPA: Custo por aquisição ou ação. É a forma de pagamento, onde o desconto em seu orçamento só ocorre quando o usuário executar a ação pré-definida.
  • ROI: Retorno de investimento, é o retorno que você terá monetariamente em sua campanha. É a relação entre o valor investido e o valor de conversões alcançadas.
  • Impressões: As impressões nada mais são que as visualizações que seu anúncio obteve.
  • Orçamento: É o valor diário que você pré-determinou para ser gasto em uma campanha.
  • Conversões: É o número de ações (Pré-determinadas por você) que foram realizadas, ou seja, você pode determinar como conversão, inscrições em sua lista de email, vendas de produtos, cliques nos anúncios, dentre outras ações que você julgar importante o cliente realizar em sua página.

TESSMANN (2015), apresenta ainda “duas dicas importantes e essenciais para iniciar os seus negócios com sucesso:

Cuidado com a Repetição de Palavras-Chaves

Nunca faça dois ou mais anúncios com a mesma palavra-chave, eu vejo muito isso acontecer com empresas que tentam de, qualquer forma, aparecer em primeiro nos resultados de uma determinada palavra-chave.

Imagem comum esquema desenhado.
Está escrito no esquema.
Na primeira linha está a palavra conta Conta, com duas ramificações, uma ligada a palavra Campanha (que está na segunda linha do esquema), e a outra a palavra Campanha (que também está na segunda linha do esquema).
Na segunda linha a primeira palavra Campanha tem duas ramificações ligadas as frases:
1ªGrupo de anúncios
2ªGrupo de anúncios.
E a outras palavra Campanha, da segunda linha, tem uma ramificação ligada a outra frase:
Grupo de anúncios.  No canto esquerdo da imagem está escrito:
Na primeira linha:
-Configurações de faturamento.
-Configurações de informações para contato com o gerente da conta.
-Configurações de acesso.
Na segunda linha tem a seguintes frases:
-Controle de exibição geográfica e exibição.
-Controle de horário e dia de exibição.
-Controle de orçamento.
-Controle de dispositivos de exibição.
Na terceira linha:
-Controle das palavras das palavras que acionam os anúncios.
-Controle dos lances para cada palavra.

O que adianta ter vários anúncios parecidos e eles concorrerem entre si? Você não obterá um resultado satisfatório se fizer dessa forma. Procure ter os termos bem definidos e diferentes um do outro, assim você pode se preocupar com a qualidade do seu anúncio.

Entenda que concorrência já existe aos montes, você não pode tornar-se concorrente de si mesmo, pois sem dúvidas afetará e muito a incidência de resultados positivo sem sua campanha.

Acompanhamento de Resultados

A minha segunda dica é: Acompanhe sempre o seus resultados! Não deixe essa tarefa em segundo plano, pois isso influenciará diretamente em seu número de conversões X investimento.

Se você for um iniciante na plataforma Google Adwords, muito provavelmente, seu público alvo não está muito bem definido e, portanto esse é o momento de acompanhar as ações de potenciais consumidores com a finalidade de defini-los com mais precisão.

Você irá saber a maneira correta de definir o seu público alvo realizando o acompanhamento dos resultados de sua campanha.

Olhar e analisar os relatórios de comportamento de quem acessou seus anúncios é de suma importância, pois facilita o seu entendimento perante o perfil de seus possíveis clientes, você poderá ter acesso a informações demográficas, faixa etária, sexo, horários de maior acesso, anúncios mais clicados, que geraram mais conversões, entre outras informações que podem definir o seu público alvo e o interesse dele.

Imagem ilustrativa com o desenho de um monitor de um Desktop exibindo uma pagina de pesquisa da Google. No canto direito da tela do desktop está sendo marcado por um quadrinho a área da página onde ficam os anúncios do google ads. No canto esquerdo superior, estão três paralelepípedos com três imagens dentro: O 1º com um desenho ilustrativo no centro de um alvo e uma flecha acertada no centro; o 2º com um desenho ilustrativo no centro da letra g (que é o simbolo usado como uma das logomarcas da empresa Google); e o 3º com um desenho ilustrativo no centro de um menu (4 linhas, uma em baixo da outra e dois quadrados  do lado delas).

VAMOS CRIAR O NOSSO PRIMEIRO ANÚNCIO?

Passos definidos por TESSMENN (2015):

  • Escolha o que você pretende anunciar: Selecione dentre seus produtos e serviços qual tem maior potencial de gerar interesse.

HOMART (2017) apresenta que:

 A escolha do produto digital é determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio como Afiliado. O ideal é disponibilizar um produto relacionado ao nicho de que você possui algum conhecimento, mesmo que seja pequeno. Isso fará com que você apresente um material mais alinhado aos interesses de possíveis compradores, ampliando assim, as chances de concluir a sua primeira venda.

  • Escolha as Palavras-Chaves que serão trabalhadas: Usando a ferramenta de busca de palavras chaves, selecione quais os termos tem a ver com o produto ou serviço escolhido, não esquecendo a regra que lhe expliquei acima.
  • Crie o Anúncio: Escreva o conteúdo de forma chamativa, insira as palavras-chaves que escolheu acima. Atente-se a linguagem utilizada na hora de estabelecer a comunicação com seu público.
  • Escolha o tipo de campanha: Se você for um iniciante, opte apenas pela rede de pesquisa, assim você estará focado em usuários que procuram no Google.
  • Escolha o Perfil de quem será o alvo de sua campanha: Pré determine quem visualizará os seus anúncios. É indicado que você tenha um conhecimento, mesmo que básico, de seu público alvo, assim ao iniciar os testes você já terá uma base, não precisando começar do zero.
  • Determine seu Orçamento: Veja se você já preencheu dentro de sua conta Adwords, a forma de pagamento que deseja trabalhar. Se você já fez isso, apenas escolha o orçamento diário adequado para a sua campanha.
Um print da página antiga de pesquisa da Google com os escritos:
Google Advertising Programs
Attract new customers: Google AdWords (com uma linha sublinhado essa última frase)
Your ads appear besid related search results...
People click your ads...
...And connect to your business ( embaixo desta frase tem um desenho de dois prédios, um menor e um outro maior, colados um no outro)
Um quadro marcando o seguinte texto:
Your ad here (sublinhado)
See your ad Google and ur partner sites.
www.your.com.pany.site.com
E uma mãozinha apertando, com o dedo indicador, essa frase "See your ad Google and ur partner sites"
E uma outra mãozinha maior apertando, com o dedo indicador  a frase "www.your.com.pany.site.com".

TESSMAN (2015), disponibiliza um e-book e um curso gratuito dividido em 12 capítulos sobre esse tema, caso tenha interesse, clique aqui.

“O canal Adwords Português tem um passo a passo de como configurar a sua campanha.” (HOTMART, 2017). Assista aqui em baixo:

NOTA: Este artigo pode sofre modificações, pois ainda está em fase de construção.

Conheça o outro método de revender os nossos produtos: Dropshipping, confira clicando aqui.

Resumindo:

  1. Escolha o que você pretende anunciar. Produtos e serviços qual tem maior potencial de gerar interesse.
  2. Crie o Anúncio. Escreva o conteúdo de forma chamativa, insira as palavras-chaves que escolheu anteriormente.
  3. Escolha o tipo de campanha. Iniciante, opte apenas pela rede de pesquisa, assim você estará focado em usuários que procuram no Google .
  4. Escolha o Perfil de quem será o alvo de sua campanha.Pré determine quem visualizará os seus anúncios.
  5. Determine seu Orçamento. Veja se você já preencheu dentro de sua conta Adwords, a forma de pagamento que deseja trabalhar.
Uma bola no centro com a seguinte frase:
Confira + em nosso blog. Clique aqui.

Logo, postaremos uma segunda parte sobre este conteúdo. Agradecemos sua atenção.

Caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato conosco.

Por: Lucas de Oliveira Barbosa.

Editor de vídeo e atendimento do SAC via What’s app.

REFERÊNCIAS

1200px-Google_Ads_logo.svg. GOOGLE. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=google&tbm=isch&tbs=simg:CAQSlAEJN6dU_1tZNkZcaiAELEKjU2AQaBggVCAAIAQwLELCMpwgaXQpbCAMSIyvGA0Y5HYIJYdgBwAPEA_18zizTdKP0zpTTnNp00mj2pNvwzGjChqcO9_1PhrIQSmT1X_1MBhaqjCLqB1WTyjYsDJOIWqxKd6C8M9O-2Q45E9x9ONtcmogBAwLEI6u_1ggaCgoICAESBNUCAw8M&sa=X&ved=0ahUKEwiiiYW1pNjgAhW_IbkGHdnYBjQQwg4IKigA >. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

5-Dicas-Para-Anunciar-no-Google-Adwords-como-Afiliados1.  5 Dicas Para Anunciar no Google Adwords como Afiliados. Tiago Tessmann. 14 de set. de 2015. Disponível em: <https://lh3.googleusercontent.com/dpNvFPyqcOs8LmeQO_SuUjmBiO85iREtGIBkSy6D1RUxJ9kPcakrnBjlp25lPehWGtq2BQ=s170>. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

5-Dicas-Para-Anunciar-no-Google-Adwords-como-Afiliados..  5 Dicas Para Anunciar no Google Adwords como Afiliados. Tiago Tessmann. 14 de set. de 2015. Disponível em: <https://lh3.googleusercontent.com/dpNvFPyqcOs8LmeQO_SuUjmBiO85iREtGIBkSy6D1RUxJ9kPcakrnBjlp25lPehWGtq2BQ=s170>. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

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Como-criar-minha-primeira-campanha-no-Adwords1. Como criar minha primeira campanha no Adwords?. Disponível em: <https://tiagotessmann.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Como-criar-minha-primeira-campanha-no-Adwords1.jpg>. Acesso em 25 de fev. de 2019.

Header-Call-to-action-LeDigitalizeur. Call to Action : exemples concrets et guide complet sur l’optimisation. ledigitalizeur.fr. Disponível em: <https://ledigitalizeur.fr/wp-content/uploads/2018/05/Header-Call-to-action-LeDigitalizeur.png>. Acesso em: 26 de fev. de 2019.

TESSMANN. T. 5 Dicas Para Anunciar no Google Adwords como Afiliados. Tiago Tessmann. 14 de set. de 2015. Disponível em: <https://tiagotessmann.com.br/5-dicas-para-anunciar-no-google-adwords-como-afiliados/>. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

TESSMANN. T. Como criar minha primeira campanha no Adwords? Tiago Tessmann. 08 de set. de 2015. Disponível em: <https://tiagotessmann.com.br/como-criar-minha-primeira-campanha-no-adwords/>. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

HOTMART. Como fazer sua primeira venda como Afiliado. Hotmart/blog. abril de  2013, atualizado em 27 de jan. de 2017. Disponível em:<https://blog.hotmart.com/pt-br/passos-primeira-venda-afiliado/>. Acesso em: 25 de fev. de 2019.

ROSA. F. CTA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CALL TO ACTION. Agência Mestre. 02 de set. de  2016. Disponível em: <https://www.agenciamestre.com/usabilidade/cta-saiba-tudo-sobre-call-to-action/>. Acesso  em: 26 de fev. de 2019.

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